TAG dos 50% — 2020


Apesar de 2020 não estar sendo um ano comum por causa do coronavírus, pelo menos em uma coisa ele ajudou: com tanto tempo ocioso, consegui ler bastante mesmo com a ansiedade e quanto mais livros lidos mais legal de responder é a TAG dos 50%. A tag foi criada Chami do canal Read Like Wild Fire e traduzida pelo Victor Almeida do Geek Freak, e consiste em falar um pouco sobre os livros lidos até o mês julho, a metade do ano. 

Inclusive, se você é novo leitor aqui no Roendo Livros, não deixem de conferir os posts anteriores dessa "série":


01. O melhor livro que você leu até agora, em 2020

   
Stepsister tem tudo o que eu gosto em uma fantasia: muita ação e reviravoltas, vilões bem desenvolvidos, uma pitada de romance e o melhor, personagens femininas fortes. Nesse livro conhecemos a história das meias-irmãs da Cinderella, mas de uma forma bem diferente da passada na história original, em que elas são muito cruéis. Além disso, o que eu mais gosto aqui é que a autora conseguiu criar uma atmosfera bem feminista, chegando a questionar o papel da mulher na sociedade mesmo que o enredo se passe em um século diferente do atual. 

02. A melhor continuação que você leu até agora, em 2020


Em 2019 essa questão ficou em branco, porque eu passei realmente um bom tempo lendo só livros únicos. Inclusive, a única série que eu li em 2020 foi Para Todos os Garotos e decidi colocar Agora e Para Sempre, Lara Jean porque foi uma ótima conclusão para essa trilogia que tanto amo — btw BEM LOUCA pra Netflix lançar o filme logo, pai amado. 

03. Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito


Gente, sempre me dá um branco nesse tipo de pergunta, isso acontece com vocês também? O único que consegui pensar foi Daqui a Cinco Anos, lançamento em e-book da editora Paralela do finalzinho do semestre passado. A história é basicamente a seguinte: a protagonista tem um sonho em que se enxerga a cinco anos no futuro, com um noivo diferente do que tem no presente. Ela decide acreditar que foi só um sonho mesmo, até que, quatro anos e meio depois, se encontra com o homem do sonho. Fiquei bem curiosa, e vocês?

04. O livro mais aguardado do segundo semestre 


Sou muito, mas muito Crepusculete mesmo, então nem preciso explicar o porquê de eu estar esperando tanto por esse livro, né? Pois bem. 

05. O livro que mais te decepcionou esse ano


Deus que me perdoe, mas misericórdia, que livro ruim. Nossa, pensem num livro ruim... Uma Dor Tão Doce consegue ser pior. Narrativa extremamente cansativa, não acontece nada hora nenhuma e de verdade, acho que uns 70% da história é dispensável, não faz um pingo de falta. Pai amado viu...

06. O livro que mais te surpreendeu esse ano


Apesar de ter me incomodado com uma coisinha ou outra, O Amor Não é Óbvio me surpreendeu positivamente. Fico muito feliz de saber que temos autores nacionais tão incríveis que escrevem histórias tão especiais quanto essa. Mais feliz ainda por ser um romance lésbico com direito a final feliz e tudo. 

07. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre, ou que você conheceu recentemente)


Li Fique Comigo da autora Ayòbámi Adébáyò recentemente e me apaixonei pela escrita dela. Mais que apaixonada, fiquei admirada, principalmente porque é o primeiro livro dela. Adébáyò é nigeriana e mestre em Escrita Criativa Universidade de East Anglia, na Inglaterra. Dada a qualidade do seu primeiro livro, em que discorre sobre o patriarcalismo na sociedade nigeriana ao falar sobre a impossibilidade que um casal encontra de ter filhos, eu com certeza acompanharei sua trajetória como escritora. 

08. A sua quedinha por personagem fictício mais recente


Sendo obrigada a repetir livro porque a forma como Íris, de O Amor Não é Óbvio, descreve a personagem Édra Norr é de derreter qualquer coração. Tanto que, obviamente, também me apaixonei por ela.

09. Seu personagem favorito mais recente 
  

Achei bem difícil escolher um personagem só, então resolvi escolher meu casal preferido mais recente, que é obviamente Lara Jean & Peter K, de Para Todos os Garotos que Já Amei. Ai, só de lembrar dos dois já me dá aquele quentinho coração. Sim, sou BEM ADOLESCENTE mesmo, foi mal.

10. Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre 


Nossa, mas chorei igual uma condenada em O Diário de Nisha. A história da personagem se passa durante a Partição da Índia em 1947. Nisha e o irmão gêmeo são filhos de um hindu com uma muçulmana, e ela não entende o porquê dessa tensão religiosa. Com a divisão da Índia em Paquistão e Índia, Nisha e a família se veem obrigados a abandonar o lar que tanto amam para continuarem seguros. Chorei muito primeiro porque Nisha escreve para a mãe que nunca conheceu no diário, e segundo porque o conflito em si é muito triste. Vale a pena ser lido, é realmente um livro muito bom.

11. Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre 


Euzinha + livros feministas com escrita acessível para crianças = felicidade na certa. O segundo volume da duologia Ousadas: Mulheres Que Só Fazem o Que Querem é tudo para mim. Em Ousadas #2 a autora e ilustradora Pénélope Bagieu nos apresenta mais personalidades incríveis que não mediram esforços para causar uma revolução.

12. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu até agora, em 2020


Sempre que chega nessa parte da tag eu fico horas pensando, porque não sou muito de assistir filmes. Aí coloquei a única adaptação cinematográfica que vi pela primeira vez em 2020 — e que foi lançada nesse ano também, né: Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você . Mas por exemplo, eu reassisti várias adaptações, como O Senhor dos Anéis, por exemplo, mas já vi tantas vezes que não seria justo colocar aqui.

13. Sua resenha favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo)


Minha Sombria Vanessa foi um livro muito difícil, pois é uma narrativa sobre pedofilia pela visão da vítima. Muitos trechos foram difíceis de engolir, mas a escrita é muito boa e me rendeu uma resenha bem reflexiva. Espero que vocês tenham gostado dela tanto quanto eu.

14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano, até agora 


Simplesmente apaixonada por essa edição de Coraline que a editora Intrínseca lançou recentemente, com capa dura, pintura trilateral roxinha — a coisa mais linda do mundo —, ilustrações muito maravilhosas de Chris Riddell e vários outros detalhes incríveis. Perfeita, sem defeitos.

15. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano?

Eu tô sempre precisando ler pelo menos 2834392752837 livros até o fim do ano, mas em 2020 resolvi dar uma prioridade para livros esquecidos na minha estante:

Yaqui Delgado Quer Quebrar a Sua Cara, Meg Medina 
Confissões do Crematório, Caitlin Doughty
Em Algum Lugar nas Estrelas, Clare Vanderpool
Minha Vida Fora dos Trilhos, Clare Vanderpool
Longa Pétala de Mar, Isabel Allende
Bruxa Akata, Nnedi Okorafor
Recursão, Blake Crouch
The Heart of Betrayal, Mary E. Pearson
The Beauty of Darkness, Mary E. Pearson
O Mapa Que Me Leva Até Você, J.P. Monninger

Se tiverem interesse em comprar qualquer um dos livros citados nesse post, utilizem o link de compra da Amazon do Roendo Livros. Vocês não pagam nada a mais por isso e ajudam muito no crescimento do blog.

Postar um comentário

21 Comentários

  1. Como eu quero essa edição de Coraline!!!
    Fique Comigo me deixou impactada.
    Como não amar LJ e PK? Mas ainda assim não consegui amar muito a adaptação.
    Claro que O Sol da Meia noite Não poderia faltar nessa lista não é crepuscelete?

    ResponderExcluir
  2. Amei suas respostas.
    Quero muito ler Fique comigo e Daqui cinco anos, Stepsister e O diário de Nisha.
    Essa trilogia da Jenny Han é um amorzinho.
    Amo os livros da Mary E. Pearson e Em algum lugar nas estrelas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, eu nem conhecia esse Stepsisters, mas se você gostou tanto eu quero ler! E eu estou doida para ler a continuação de Lara Jean!! E acredite se quiser: eu ainda não assisti Ps ainda amo você, acredita? E eu sou dooooida para ler O Diário de Nisha!

    Os Delírios Literários de Lex
    Participe do Top Comentarista de Julho ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Amei demais a tag e suas repostas e, é claro, peguei algumas sugestões de leitura ;)
    Também amei demais "Agora e Para Sempre Lara Jean", acho que a serie foi maravilhosamente bem encerrada. Também quero muito ler Daqui a Cinco Anos.
    Esse ano também estou dando prioridade para aqueles encalhados na estante.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ah que lindo tudo isso!!! Metade do ano já foi embora e temos a sensação de que não fizemos nada. Aí vem um post assim e a gente percebe que fizemos sim. Da melhor maneira que deu para fazer!
    Amei seu balanço deste primeiro semestre!
    StepSister também está entre minhas leituras favoritas deste semestre. Amei, amei, mas coloco também Um Lugar Bem Longe Daqui que sou apaixonada.
    Preciso urgente de Minha Sombria Vanessa e Coraline, acho que são os dois livros mais desejados por mim no momento!!
    Mesmo não fazendo um balanço mensal, sei que estou bem nas leituras este ano e já li mais que o ano passado inteiro(viva eu)
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  6. Também estou doida para ver a continuação de Para Todos os Garotos que já amei, confesso que gostei mais do primeiro, mas veremos o que será do terceiro. Também sou TEAM PETER e minha adolescente interior, como eu já disse, está gritando com a continuação!! Daqui a 5 Anos já está na minha lista de leitura, apesar das várias (ok, 2) resenhas desanimadoras que li sobre. Também gostei muito da sua resenha de Minha Sombria Vanessa, livro intenso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nem me fale em tempo ocioso kkkkkkk a faculdade tá parada, estou tendo algumas coisas para estudar, mas não é a mesma coisa né?!
    Eu adoro essas TAGs, fico respondendo junto, é bom que eu lembro das minhas leituras :)
    A melhor leitura, tirando as minhas releituras, foi Uma Herdeira Apaixonada, da Lisa Kleypas. Amo romances de época, e acho que sempre vai ter um no meu top 5 hahahahaha Não conhecia esse livro que você colocou, tem uma história que parece muito legal! ainda mais que traz uma visão diferente daquilo que a gente conhece.
    De continuação, vou manter o livro da Lisa, já que é o livro 5 da série. Não li os livros da série que você colocou, mas já assisti os dois filmes, bem fofos né?!
    De lançamento eu quero ler a série Bevelstokes, da Julia Quinn, ainda não comprei livro nenhum, mas quero pegar logo os três de vez.
    Vou concordar com você com o livro mais aguardado... Jesus! Que ansiedade! hahahaha meu sonho era que os livros fossem alternados entre Bela e Edward, fiquei frustrada por aaaaanos. Com certeza vou babar muito nesse livro :)
    Não tive nenhum livro que me decepcionou. Sabe que antigamente eu continuava com o livro porque sentia a obrigação de terminar? Hoje, não. Não vou ficar perdendo meu tempo sendo que eu posso estar lendo um melhor kkkkk então, quase não tenho livros que me decepcionaram. No livro que me surpreendeu, vou colocar a série Fulton U, que é muito parecida com Amores Improváveis e eu amo jogadores de hóquei. Não conhecia a série, vi um tweet e fiquei apaixonada!
    Nossa, que autora sensacional que você colocou! Fiquei bastante feliz com o tema que ela escreveu, que achado incrível hein?! Não tenho novos autores, continuo com minha diva Julia Quinn :)
    Estou apaixonada por West Ravenel, o mocinho do livro que eu amei! Tava ansiosa pela história dele e foi uma das melhores da série.
    Vou parecer meio doida, mas estou lendo uma série da máfia e estou apaixonada pelos personagens, sei que eu não deveria hahahaha mas tem um casal muito lindo que é Nino e Kiara, um dos meus favoritos. Claro que o seu casal é perfeito hoje e sempre também, quem não gosta desses fofinhos? :D
    Não chorei com nenhum livro ainda e não conheço esse que você colocou.Os que me deixaram feliz foi a série Os Blydon, da Julia Quinn, que ainda não foi lançado aqui no Brasil; qualquer livro dessa mulher me deixa maravilhada!
    Concordo com você com o filme. Achei tãaao fofinho, meu coração derreteu com esse filme. Não acompanhei os blogs literário no primeiro semestre. E o livro mais bonito que eu comprei foi a série da Julia Quinn (surpresa! kkk) Os Rokesbys, que consegui comprar os 3 de vez. Morri de felicidade! E para ler até o final do ano com certeza tem o 4 livro dos Rokesbys, o de Edward, os Bevelstokes e quero muuuito conhecer Trono de Vidro.
    Adoreeeei acompanhar essa tag com você!
    Beijão


    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana
    Adorei ver suas respostas desse ano! Tenho que concordar com você a única coisa boa nessa pandemia foi a facilidade para ler.
    Quero poder ler O diário de Nisha, Coraline, Minha Sombria Vanessa, A trilogia Para todos os garotos que já amei e O amor não é óbvio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana Clara!
    A primeira metade do ano me renderam poucas leituras, mas gostei da maioria dos livros que li. Porque eu não conhecia Stepsister?!?!?! Adoro releituras de contos de fadas e fiquei muito curiosa pra ler essa série. Eu li a trilogia Para todos os garotos no final do ano passado, também estou muito ansiosa pelo terceiro filme! O diário de Nisha foi uma leitura minha de junho, achei bem emocionante mas não chorei tanto. Vi umas resenhas bem positivas sobre Daqui a cinco anos, estou ansiosa para saber sua opinião.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana! Eu amooo O Peter e a Lara Jean, realmente é um casal de YA mais fofo que existe! Eu quero muito ler Minha sombria Vanessa, tenho certeza que vai ser uma obra que vou gostar. Eu já li Daqui a cinco anos e gostei, mesmo com algumas ressalvas.
    Tive que cancelar meu pedido de Midnight Sun porque fiquei sem cartão, vou ver se consigo comprar quando lançar, e também recebi Coraline, mas tinha páginas rasgadas e devolvi pra editora, espero receber o outro livro logo.
    Já li Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara, e eu gostei, mas ele tem muitas pontas soltas, espero que goste mesmo assim haha
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ana!
    Sempre bom fazer um balanço dos livros lidos até aqui.
    Quero muito ler Daqui a 5 anos, estou bem curiosa.
    Gostei da suas escolhas e espero que consiga ler toda sua listinha e livros até o final do ano.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Amei a TAG!! O livro que mais bonito que eu ganhei esse ano foi A Cantinga dos Pássaros e das Serpentes <3 E mais uma vez, A Cantinga dos Pássaros e das Serpentes entra no topico 3 de livro que foi lançado no primeiro semestre que eu ainda não li mas quero muito, isso porque ainda estou esperando chegar haha Enfim, o melhor livro que eu li até agora foi A Grande Ilusão, do Harlan Coben.

    ResponderExcluir
  13. Oi Aninha!!

    Sol da Meia-Noite ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh acho que já deu pra entender né? kkkk

    Também acho Agora e Para Sempre Lara Jean uma ótima continuação, ler esse livro como me despedir de uma grande amiga que eu demoraria muito a reencontrar!! Sinto falta dela! Quero ler Stepsister ainda fiquei realmente interessado, mas não consegui ler quando tive oportunidade. Daqui a Cinco Anos vale muito a pena ler, o livro é lindo, chorei de soluçar!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  14. ola Ana
    eu sempre gosto de ver essa tag e ver as escolhas de voces
    quero muito ler Minha Sombria Vanessa e o diario de Nisha e esse livro Coraline é lindo mesmo
    gostei muito de sua resenha sobre o livro minha sombria Vanessa .

    ResponderExcluir
  15. Um dos posts mais esperados por mim no meio literário. Amo muito!

    Tenho bastante curiosidade para ler StepSister, parece realmente uma fantasia incrível, e me deixa muito curioso essa abordagem das meia-irmãs da Cinderella.
    Agora e para sempre, Lara Jean é uma boa conclusão mesmo. Saudades, inclusive.
    O amor não é óbvio também me surpreendeu muuuito!
    Quero bastante essa edição física do Coraline. Babando desde o anúncio.
    Bruxa Akata ta aqui como meta de leitura também.

    Adorei!

    ResponderExcluir
  16. Olá! Li Stepsister no final do ano passado e com certeza é um ótimo livro mesmo, Daqui a cinco anos, também pode entrar na minha categoria de desejados, afinal estou bem curiosa para conferir a história, Projeto bebê foi o livro que me decepcionou nesse semestre, Eleonor e Grey me fez chorar horrores (Brittainy C. Cherry não tem pena de mim!), Ousadas da Pénélope Bagieu é um livro que me deixou feliz e o mais bonito (que eu ganhei!), Coraline está na lista de desejados, adaptações não sou capaz de opinar, pois não ando assistindo nada, Minha Sombria Vanessa também é a minha eleita em resenha, pois é um livro que tem uma história intensa, pesada, mas que precisa ser abordada.

    ResponderExcluir
  17. Stepsister foi um que fiquei de ler por ver falando muito bem e nada de ler. Esses da Lara acho fofinho, mas tenho pirraças. Livro mais aguardado é basicamente quase tudo que laçam, socorro xD
    Mas quero ver o que vão falar desse da Meyer.
    O do David queria ler por ser dele, mas ai, sera que é fria? Gosto dos livros do autor...
    O diário de Nisha é um que tô aqui pra ler, humm, parece forte hein.
    E como queria esse da Coraline! Livro lindo, senhor. E amo o autor. Nem faço lista dos que ainda quero ler, mas estou botando os da saga de trono de vidro aí. Vai na fé que dá.
    Boas leituras!

    ResponderExcluir
  18. Oiii Ana!
    Amei as suas respostas. Estou bastante ansiosa para ler Daqui a Cinco Anos e saber os motivos de você não amar a leitura. kkkkk
    Coraline, estou querendo demais esse livro e desejando demais. A edição estar perfeita!

    blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  19. Eu não gostei mt do livro o amor não é obvio mas amei a continuação do livro Ousadas da editora nemo. Lembro que eu devorei o primeiro livro em questão de horas. Mas tambem gostei do livro stepsister. Adoro releituras de contos de fadas e esse livro me conquistou horrores só pela sinopse

    ResponderExcluir
  20. Eu achava que o livro O Amor Não É óbvio viu seria o livro que eu mais iria adorar esse ano Mas foi uma grande decepção aí Em contrapartida Eu adorei o livro stepsisters porque eu adoro eleitores e eu também amei essa edição linda da Coraline que a intrínseca lançou

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ana
    Adorei a tag.
    Quantos livros bacanas vocês leu.
    Desses quero ler Stepsister, Sol da meia-noite, Ousadas, O amor não é óbvio, O diário de Nisha e Lara Jean 2 e 3!
    Bjs e boas leituras em agosto!

    ResponderExcluir