SOCIAL MEDIA

19 de julho de 2022

Evidências de Uma Traição | Taylor Jenkins Reid

Uma das minha metas para os próximos meses — não vou falar para esse ano porque as coisas estão corridas demais, rs — é ler todos os livros da Taylor Jenkins Reid publicados no Brasil. Já li Em Outra Vida, Talvez?, que é o meu preferido até agora, Amor(es) Verdadeiro(s) e Depois do Sim. Apesar de nem sempre achar as tramas muito surpreendentes, devo concordar que a autora sabe construir uma narrativa como ninguém. 

Nesse sentido, eu sabia que Evidências de Uma Traição não decepcionaria. Publicado em 2021 exclusivamente em formato de e-book pela Editora Paralela, o conto totalmente narrado em forma de cartas apresenta a história de uma mulher que descobriu que foi traída pelo marido. Simples assim. O diferencial aqui está na forma como essa traição foi conduzida, digamos assim: em um ato de desespero, Carrie escreve para o marido da mulher com que seu cônjuge a trai, David.

Num primeiro momento, a única coisa que Carrie deseja é que esse homem envie para ela as cartas que o marido escrevia para a amante, mas a medida que o tempo passa, ela e David se aproximam cada vez mais. A verdade é que David a compreende, uma vez que está passando pela mesmíssima coisa que ela. Então essas cartas que eles trocam são como um refúgio para os dois, que não sabem como seguir em frente sem as pessoas que acreditam amar.  

Diferentemente da maioria dos leitores, não achei o plot assim tão surpreendente. E aqui vem um spoiler, caso tenham interesse no conto e não queiram saber muitos detalhes, pulem esse parágrafo. Desde o momento em que Carrie disse que não conseguia engravidar, eu tinha certeza que ela ficaria grávida de David. Mas gostei muito da crítica feita pela Jenkins Reid, porque sempre acham que existe um problema com a mulher quando ela não consegue gerar um filho, nunca com o homem. Obviamente isso era bem pior na década de 70, momento em que se passa a história, mas esse conceito ainda perdura. 

Interessante mesmo foi a forma como os personagens resolveram lidar com as traições, no fim das contas. Quer dizer, é interessante porque nós tendemos a taxar as ações humanas como "certas ou erradas" por causa de um politicamente correto que nós mesmos inventamos, então ver personagens seguindo uma direção totalmente contrária do que achamos que é o melhor ou correto é, no mínimo, uma situação para refletirmos.

Assim, Evidências de Uma Traição se consagrou como uma boa leitura, principalmente por ser bem rapidinha, mas nada extraordinário. Como nos outros livros da autora, o que mais me chamou atenção não foi a história em si, e sim como ela foi conduzida. Taylor Jenkins Reid é inegavelmente uma especialista nessa questão.

Título Original: Evidence of the Affair ✦ Autora: Taylor Jenkins Reid
Páginas: 101 ✦ Tradução: Alexandre Boide ✦ Editora: Paralela
Livros recebidos em parceria com a editora

11 comentários :

  1. Adoro leituras rápidas. Agora, ler as cartas que o marido escrevia para a amante parece uma coisa muito sofrida né?

    ResponderExcluir
  2. Em Outra Vida, Talvez? Também é o meu fav da TJR!
    Depois de muito protelar, finalmente li Evidências de uma Traição e curti muito.
    Ao contrário de você, a princípio não "pesquei" o plot e até demorei para perceber o envolvimento mais intenso entre os traídos.
    Sim, a atitude de David foi corajosa e honesta e ele buscou aquilo que achava certo

    ResponderExcluir
  3. Taylor consegue construir personagens que a gente não acredita de verdade que eles não existam.
    Eu penso que há uma Daisy por aí e claro, uma Evelyn!
    Eu li três livros da autora até agora e preciso desencalhar Malibu que está na estante e não vou ser tão positiva em ler todos os livros dela até ano que vem(tá muito perto rs) mas que sonho em ler todos, isso eu sonho!
    Esse livro é quase um conto, mas mesmo assim há uma carga emocional muito forte.
    Espero de coração ainda ler essa belezinha!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você, às vezes a leitura não surpreende pois já percebemos de cara o que irá acontecer, mas é ótima pela forma que a história é conduzida.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Super concordo. A autora tem um diferencial no jeito que escreve, acho que por isso que se destacou. Ainda não foi o suficiente pra eu me apaixonar por ela, mas ainda tenho muitos livros dela pra ler, veremos...

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Ainda não li nenhum livro dela Mas tem alguns que me chamam a atenção como Amores verdadeiros. Muito bom quando uma autora tem uma boa narrativa.Isso é essencial para a gente ser cativado pela trama mesmo que seja uma trama simples.

    ResponderExcluir
  7. ANA!
    Confesso que ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da autora, acredita?
    Escuto sempre que ela aborda temas que nos fazem questionar muitas coisas, e, pelo visto nesse, ela continua nessa linha.
    Muito interessante seu ponto de vista.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Eu quero ler mais livros da autora. Só li os mais famosinhos, gostei de ambos, apesar de nao ter sido tudo que o hype falava, pelo menos pra mim. E acho que vou gostar bem mais desses mais "romanticos" dela. Espero ter uma boa experiencia com os novos livros dela. Esse aí deve ser bem rapidinho mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que o estilo dos autores e a forma como constroem a narrativa, muitas vezes nos prendem mais aos livros que a própria trama. Já li autores cujas tramas nem tinham nada de especial, mas que terminei o livro apaixonado pelo livro. Eu gostei bastante dessa premissa e fiquei muito curioso pra conhecer essa obra também.

    ResponderExcluir
  10. Li a resenha com muito cuidado pra não pegar nenhum spoiler (obrigada pelo aviso!!), mas acabei lendo umas coisinhas aqui nos comentários, de curiosa hahah. Só li um livro da TJR até hoje, mas quero ler todos!! Acho que essa vai ser minha próxima leitura, fiquei querendo saber qual o plot, apesar de tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá! Apesar de ter gostado bastante da escrita da autora, esse é um plot que tenho certa dificuldade em encarar, mas como se trata de uma leitura rápida, ainda esta na minha listinha de leituras futuras.

    ResponderExcluir