Fui uma das pessoas que vibrou com a notícia desse lançamento. Desde que li O Exorcismo da Minha Melhor Amiga e amei, fiquei atenta aos lançamentos do Grady Hendrix no Brasil. E esse foi o mais aguardado, principalmente por conta do Victor Almeida (Geek Freak) que vem panfletando esse livro há muito tempo.
Do Hendrix eu já li O Exorcismo da Minha Melhor Amiga (que amo de paixão), Como Vender Uma Casa Assombrada (que eu, infelizmente, não gostei) e agora esse: Manual das Donas de Casa Caçadoras de Vampiros. Minhas expectativas estavam altas, mesmo com a decepção que tinha sido Como Vender Uma Casa Assombrada.
E olha, infelizmente, acho que O Exorcismo da Minha Melhor Amiga foi a exceção e não a regra. Mas calma, deixa eu explicar. Manual das Donas de Casa Caçadoras de Vampiros tem exatamente o mesmo problema de Como Vender Uma Casa Assombrada: demora a engatar. Enquanto O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é recheado de acontecimentos empolgantes e cenas bizarras, os outros dois livros do autor que eu já li são, na maior parte do tempo, mornos, apesar de suas premissas interessantes.
No livro, somos apresentados a um grupo de mulheres daquelas bem estereotipadas: esposas, mães e donas de casa, num bairro de classe média alta, entediadas e que decidem criar um Clube do Livro para lerem livros sobre crimes e assassinos. E assim o livro segue... e segue... e segue mais um pouco, sem grandes acontecimentos.
Um dia, lá pela página 50, nossa protagonista, Patricia, é atacada por uma senhora no quintal de sua casa e isso dá início aos acontecimentos estranhos da história. Vocês podem estar pensando: "Página 50? Não parece que o livro demora a engatar" Eu sei! Mas depois disso só vai acontecer alguma outra coisa interessante lá pela página 180, quando Patricia vê seu amigo James Harris numa situação perturbadora.
A gente sabe que é uma história de vampiros, afinal, está no título. Então, é óbvio que eu queria ver vampiros. Só que o livro entrega muito mais convivência familiar e intriguinhas entre mulheres. Assim como aconteceu em Como Vender Uma Casa Assombrada, Manual tinha tudo pra funcionar, mas, pra mim, não funciona.
O livro segue aquele clichê dos livros de thriller protagonizados por mulheres onde uma mulher sabe a verdade, mas é desacreditada e tomado por louca por todos a sua volta. Uma coisa que eu gosto nesse livro é como ele debate temas importantes, como racismo e machismo, de forma sútil e inteligente. Isso também aconteceu em O Exorcismo e parece ser uma característica do autor.
Vi muitas pessoas reclamando do final do livro, mas eu gosto, apesar de ser bastante previsível. Na verdade, eu queria que todo o livro tivesse a vibe que o final tem: com confrontos diretos e muito gore. É um desfecho que me agradou apesar de não ter nada de surpreendente. Se você já leu outros livros do autor, você sabe que seus finais não são inovadores e revolucionários, mas entregam muito sangue.
Meu hanking de livros do Grady Hendrix ficou assim: em primeiro lugar, o meu queridinho O Exorcismo da Minha Melhor Amiga, em segundo lugar Manual das Donas de Casa Caçadoras de Vampiros e, em terceiro lugar, Como Vender Uma Casa Assombrada. No geral, Manual é a típica leitura 3 estrelas, um livro ok, com muito potencial e interessante, mas que decepciona um pouco no desenvolvimento lento.
Título Original: The Southern Book Club's Guide to Slaying Vampires ✦ Autor: Grady Hendrix
Páginas: 432 ✦ Tradução: Ulisses Teixeira ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora
Ajude o blog comprando o livro através do nosso link!
Ajude o blog comprando o livro através do nosso link!
Vi algumas pessoas recebendo esse livro mas ainda não tinha lido uma resenha sobre ele.
ResponderExcluirDe fato me parece morno, parado.... afinal com caçadoras de Vampiros no nome, a gente espera vê-los muito kkkk
Oii!
ResponderExcluirDesse autor, eu li apenas o exorcismo da minha melhor amiga. Confesso que foi uma leitura bem lenta e que não me prendeu muito. Acho que, assim como você iniciou essa nova leitura, eu tinha expectativas sobre a história e, também, acabei achando tudo muito previsível. kkkk
Se esse parece ser o modus operandi do autor, acho que não vou conseguir ler outro dele... kkk
Beijos
www.ventodoleste.com.br