Na nova história de Kiera Cass conhecemos a jovem Hollis Brite, que vive na corte real de Coroa, no castelo de Keresken. Ela está prestes a ser pedida em casamento pelo rei de Coroa, Jameson. Tudo estava indo muito bem, ela estava feliz em sua posição, até perceber que seria apenas um enfeite ao lado do rei. Além disso, Silas Eastoffe, um jovem de Isolte (país vizinho de Coroa, com o qual já houveram desentendimentos no passado), chega ao castelo com sua família pedindo abrigo de seu rei, e acaba deixando a garota ainda mais confusa em relação aos seus desejos, pois ele a enxerga de uma forma que o rei jamais enxergou.
O livro é narrado em primeira pessoa, pela perspectiva da protagonista, Hollis. Talvez esse seja um dos motivos pelo qual eu senti falta de alguns detalhes durante a narrativa, principalmente da ambientação da história no começo. Essa falta de ambientação e a falta de acontecimentos relevantes nas primeiras páginas fez com que a primeira metade da história fosse mais arrastada para mim. Tive vários problemas durante a leitura, mas acredito que o principal foi a relação da protagonista com os demais personagens.
A começar pela própria Hollis, ela tinha muito potencial e poderia realmente ter feito a diferença, mas senti que a autora a utilizou como uma marionete e fazia com que ela pensasse e agisse apenas nos momentos que fossem mais convenientes para o enredo. Essa falta de caráter próprio foi um grande impedimento para mim na hora de simpatizar com os sentimentos da menina.
A relação dela com os pais também me incomodou bastante, pois eles quase nunca estavam presentes e, quando estavam, apenas oprimiam a menina, mesmo estando claro que a posição de maior prestígio no país em breve seria dela e ela raramente os enfrentava sozinha. O que nos leva à sua suposta melhor amiga, Delia Grace. Delia foi uma criança injustiçada por erros de seus pais, mas Hollis sempre esteve ao lado dela. Delia sempre foi mais inteligente e perspicaz e parece até inocente no começo, mas ao revelar alguns segredos no meio da trama, percebi que ela não era nada do que eu imaginava. Na verdade ela só pensa no benefício próprio e não se importa de verdade com a opinião da protagonista, inclusive sente muita inveja e ciúmes do que a amiga conquistou, mesmo quando percebe que ela está infeliz.
Apesar do plot ser, teoricamente, um triângulo amoroso, senti muita falta da presença do rei Jameson na narrativa. A relação dos dois sempre foi muito superficial e a protagonista sempre o tratou com muita cordialidade, como se os dois não tivessem nenhum tipo de intimidade. A história sobre como os dois se conheceram é tão superficial e clichê quanto a relação que eles mantêm, simplesmente não me conquistou.
O pior de tudo é que quando Silas Eastoffe chega ao castelo, junto de sua família, pedindo refúgio de seu rei, a protagonista parece se apaixonar instantaneamente por ele, depois de uma simples troca de olhares. Queria deixar claro que, a primeira vista, desconfiei de toda a família. A autora cria um clima de suspense sobre o passado dos Eastoffe, que deixaria qualquer um com uma pulga atrás da orelha, mas Hollis parece não se importar muito com isso e decide confiar neles logo de cara.
Eu estava errada em relação às minhas suspeitas, mas isso foi decepcionante. A verdade por trás da família não me deixou nem um pouco intrigada e o rumo que o "romance" entre Hollis e Silas tomou também não fez muito sentido para mim. Não posso dar muitos detalhes sobre essa parte, pois é provavelmente o maior spoiler da história, mas queria deixar claro que não fiquei feliz.
Por fim, A Prometida prometeu muito mais do que cumpriu e terminou em uma tentativa falha de nos chamar atenção para o que acontecerá a seguir (ou não tão falha, pois quero saber sim o rumo que a história vai tomar - com expectativas abaixo de zero, claro). Mas de forma geral, sinto que Kiera poderia ter se aprofundado muito mais em algumas questões e trabalhado melhor em alguns pontos da trama, além de simplesmente deixar outros de lado. Espero sinceramente que a continuação seja melhor e que os relacionamentos entre os personagens sejam mais elaborados.
Tradução: Cristian Clemente ✦ Editora: Seguinte