Livros Cinco Estrelas de 2019


Uma das minhas coisas favoritas de final/início de ano são as retrospectivas literárias. É nessa época que a gente confere quantos livros leu e a qualidade das leituras. Em 2019 eu consegui ler bem mais do que em 2018 e, consequentemente, muitos ganharam as famosas cinco estrelinhas. São esses livros que irei mostrar para vocês hoje, lembrando que estão em ordem de leitura, ok?


Minha História, Michelle Obama
Editora Objetiva

Nunca em minha vida achei que teria acesso às memórias de uma mulher tão incrível quanto a Michelle Obama. Ela não é maravilhosa só por ser a primeira mulher negra a ocupar o "cargo" de primeira-dama dos Estados Unidos, mas porque ela é e sempre foi a protagonista da sua própria história. Ela é um ícone mundial, um exemplo para várias mulheres e meninas, uma pessoa maravilhosa e de coração enorme. Conhecer mais sobre Michelle Obama e todos os seus feitos em Minha História com certeza me mudou, de uma forma ou de outra.


Editora Novo Conceito

Eu me emocionei muito com essa história, mesmo tendo assistido ao filme primeiro. Fiquei me perguntando como um livro tão singelo pôde me tocar tanto, e cheguei a conclusão que em algum momento da vida nós fomos Conor (ou até poderemos ser, ainda): uma criança lidando com problemas grandes demais. Encontrar as respostas junto com o protagonista foi ainda mais emocionante. Com certeza guardarei Sete Minutos Depois da Meia-Noite com muito carinho no meu coração


Mulheres na Luta, Marta Breen & Jenny Jordahl 
Editora Seguinte
Compre aqui

Quadrinho bonito, informativo e, além de tudo, feminista? Temos sim! Aprendi demais sobre as mulheres que mudaram a história do feminismo de forma muito simples e divertida. Acho esse livro perfeito para pré-adolescentes e adolescentes. Sonho para que nossas crianças tenham acesso à esse tipo de material educativo nas escolas! A nossa luta é infinita, mas devemos ser eternamente gratas por podermos lutar.


Editora Paralela

Outro livro perfeito que conheci através da adaptação cinematográfica. Tenho um carinho enorme por A Vida Secreta das Abelhas principalmente porque ele fala sobre fé de uma forma muito bonita. Apesar de ser bem triste, carrega uma história incrível, cujo ensinamento é mais incrível ainda: não viver nas sombras do nosso passado.


Editora Vestígio

Do Que Estamos Falando Quando Falamos de Estupro é o tipo de livro que mexe com a gente, que causa revolta, que abre os nossos olhos. Me fez entender que não devemos aceitar o silêncio que ronda o estupro. Precisamos ter voz, precisamos escutar. Esse livro é só primeiro passo para entender essa tal cultura a que estamos inserido, porque nós precisamos transformá-la. 


Editora Nemo

Sinto vontade de chorar só de pensar nessa história. Rosalie Lightning é um quadrinho sobre dor, sobre como é viver — ou existir — após perder um filho. Só com essa informação vocês conseguem imaginar o quanto essa leitura foi difícil. Algumas cenas em específico me marcaram muito. Mesmo com um conteúdo extremamente triste, o quadrinho é muito bonito e sensível.


O Labirinto do Fauno, Cornelia Funke & Guillermo del Toro 
Editora Intrínseca

Simplesmente não consigo explicar a criatividade de Cornelia Funke. Mais difícil que escrever um livro, é reescrever uma história que já existia de forma magistral como essa autora fez. E sabe o que é mais impressionante? Ela não usou o roteiro como base. Simplesmente passou seus sentimentos para o papel só com as imagens do filme. Livro perfeito, sem defeitos. 


Editora Intrínseca 

Provavelmente um dos livros mais aclamados do ano. Virou uma febre e merece demais esse sucesso. A narrativa em si é simples, o mistério não é extraordinário, mas a forma como Delia Owens conduz a história é magnífica. Talvez não seja o tipo de literatura que agrade a todos, mas me agradou e muito, principalmente por causa do desfecho da protagonista. 


As Três Partes de Grace, Robin Benway
Editora Galera

Tão favorito, mas tão favorito, que até o dia em que esse post foi ao ar eu não tinha conseguido escrever uma resenha decente para ele. As Três Partes de Grace é perfeito, maravilhoso! Me fez refletir demais sobre o significado de família e sobre pessoas que precisam abandonar seus filhos. Ai gente, já tô aqui chorando!

Espero que, assim como eu, vocês tenham feito ótimas leituras em 2019. Espero que 2020 seja ainda melhor — aliás, tenho esperanças de verdade de ser bem menos ranzinza com os livros esse ano, já que a nota média para os livros lidos em 2019 ainda foi menor que 4.0. Comentem aqui as melhores leituras de vocês também!

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Oi, Ana
    Eu não li nenhum dos livros citados, mas muita gente comentou sobre As três partes de Grace e Um lugar bem longe daqui. Não sei se leria mas eu tenho na minha wishlist.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo esses posts retrospectivos.
    Quero ler 7 minutos e desejo muito ler As três partes de Grace. Um lugar bem longe daqui está esperando para ser lido.
    Também dei 5 estrelas para Mulheres na luta. Um hino de livro.
    Sou facinha, então dei 5 estrelas para vários livros; entre eles estão Dance of thieves, Arte & Alma, Todas as suas imperfeições e Na hora da virada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    Dos seus livros lidos li apenas Rosalie Lightning.
    Gosto muito também de ver os melhores do ano e aqui vão os meus: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2019/12/melhores-do-ano-01-nacionais-e.html
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Também sou apaixonada por estas retrospectivas tanto no cinema, quanto literatura. Hora de fazer aquele balanço e ver tudo de bom e ruim que lemos né? rs
    Amei sua lista e infelizmente não li nenhum deles ;/
    Mas O Labirinto do Fauno,Um Lugar Bem Longe Daqui e As Três Partes de Grace estão na lista dos que lerei este ano.
    E rever Rosalie aqui encheu o coração de amor!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  5. Lembro de cada resenha! E o que mais me despertou o interesse foi o livro da minha xará Michelle!
    Tive excelentes leituras em 2019! Love Is, Uma Dama Fora dos Padrões, Anne e A Casa dos Sonhos, O Dia Em que Minha Vida Mudou Por Causa de Um Chocolate Comprado Nas Ilhas Maldivas, Orgulho e Preconceito.

    ResponderExcluir
  6. São ótimas leituras pelo visto e so deixam com mais vontade de conhecer. Esse da vida das abelhas faz tanto tempo que quero ler e sempre esqueço do bendito. O de um lugar longe daqui e labirinto do fauno também parece seria graça. O de labirinto ta com um edição tão maravilhosa! Também gostei desse de Grace, deu vontade de conhecer. Não consegui ler lá muita coisa ano passado, mas a gente espera sempre conseguir ler mais ne! Que esse ano tenham ótimas leituras pra todo mundo 😊

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Que vontade que eu tenho de ler Rosalie Lightning! Deve ser tão triste, mas minha curiosidade vem primeiro. Na verdade, os livros da sua lista são de maioria de assuntos tristes ou pesados.
    Já assisti ao filme Sete Minutos Depois da Meia-Noite, e meu Deus como chorei hahaha

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana,
    Também adoro retrospectivas literárias e sempre fico comparando com o ano anterior. 2019 me rendeu ótimas leituras e algumas releituras também. Tive alguns que entraram para a lista de favoritos e outros que não foram tudo o que eu esperava. Sua lista 5 estrelas está maravilhosa, principalmente porque vi nela representatividade e livros de grande importância literária. Tenho muita vontade de ler o livro da Michele Obama, pois é uma mulher que admiro muito. Sete Minutos Depois da Meia-Noite sempre me despertou muita curiosidade, pois acredito que a história é muito mais do que deixa transparecer. A vida secreta das abelhas conheço pela adaptação e na época que assisti não sabia do livro. Me lembro de ter gostado muito da história e, por isso, acho que seria interessante eu dar uma chance a obra original. Minhas melhores leituras de 2019 foram: Vergonha, No Ritmo do Amor, Outlander, As cores do amor, Outsider, O Príncipe Corvo, O ódio que você semeia, Sorrisos Quebrados e Para Sir Phillip, Com Amor.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Uau, são livros incríveis.
    Estou bem interessada em ler os livros As três partes de Grace, li resenha e a historia é encantadora. Tenho labirinto do fauno e doida para ler esse ano. Um lugar bem longe também tenho e curiosa para saber o motivo de muitos adorarem.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir