Barack Obama é um nome diferente, porque possui origem havaiana e queniana, aspecto que lhe dava a postura calma e firme de lidar com a vida. Diferente do que muitos pensam, ele não era um jovem brilhante ou fora da curva em aspectos comuns. O superpoder de Barack era ser um líder comunitário nato, algo muito diferente dos perfis mais empreendedores que assumem cargos políticos nos EUA. E justamente por seu caráter diferenciado, conseguiu impactar diversas pessoas ao seu redor e chegar até a Universidade de Chicago e posteriormente, a Harvard a fim de aprender melhor como melhorar a situação dos negros e população em geral na tão segregada e desigual metrópole americana onde se graduou.
E a partir desse ponto, a vida de Barack começa a se tornar em 1996 o furacão de glória política que conhecemos, com a ajuda de Michelle e outros apoiadores, ele chega ao Senado Estadual de Illinois onde fica até 2004. E nessa parte a vida pública se mescla com o casamento com Michelle, a morte da mãe de Barack e posteriormente do pai de Michelle. Apesar dos altos e baixos, o livro também conta a história de amor dos dois de maneira muito pragmática, mas cada escolha de adjetivos mostra como o amor dos dois é inabalável e foi decisivo para todos os eventos felizes que o casal viveu.
Uma das dificuldades da leitura começa pelo tamanho do livro, com suas 764 páginas, mas não é a maior. Para nós brasileiros, fica difícil entender a política estadunidense com apenas dois partidos e eleições em um formato muito indicativo e menos focado no voto direto como no Brasil. Então, em algumas passagens do livro eu precisei buscar na internet como funciona o sistema dos EUA. Como já é uma leitura extensa, ficou cansativo e demorado para terminar.
Entretanto, se você realmente é fã da história dos Obama como eu, deve ter esperado o post mortem dos mandatos de Barack avidamente e esse não será um problema. Existem alguns momentos que ele comenta como era sua rotina diária de uma maneira muito realista e você consegue se sentir dentro da Casa Branca. Definitivamente uma leitura obrigatória para quem quer entender mais sobre política internacional ou pretende ingressar em cargos representativos.
Além disso, existem várias histórias paralelas de assistentes de campanha, de governo, guarda-costas, jardineiros, enfim, de todas as pessoas que cruzaram a história de Obama nesses mais ode 20 anos de vida pública. Me intriga como esse livro foi construído de maneira tão concisa, apesar da infinidade de eventos que sucederam-se para que ele ficasse pronto. Acredito que sua construção aconteceu aos poucos, a medida que a carreira de Barack avançava, do Senado Estadual, passando pelo Senado Nacional e chegando à Casa Branca.
Por fim, acho importante evidenciar que não é um livro de caráter autobiográfico apenas. É a história dos Estados Unidos de 1980 até dos dias atuais narrada sob a perspectiva de Barack Obama. Inclusive, estou ansiosa por uma versão condensada e com imagens do livro, para que possa inspirar mais pessoas, principalmente os jovens, que precisam do exemplo de um líder comunitário negro que chegou à presidência sem perder o brilho nos olhos e lotando todos os espaços onde discursava, com índice de aprovação notável.