8 de março de 2017

Seis Livros Sobre Mulheres, Escritos Por Elas


Apesar de eu sempre defender o clichê que dia das mulheres é todo dia, não podia deixar de fazer um post especial sobre o Dia Internacional da Mulher. Esse dia é especial para todas que, assim como eu, defendem os seus ideais e direitos, batalham todo santo dia pelos sonhos, acreditam que somos iguais a qualquer outra pessoa no mundo. Pensando nisso, separei seis livros escritos por mulheres e não só isso, que também contam histórias de mulheres fortes que lutam para serem que são.


Impossível falar sobre mulher sem falar sobre a nossa luta. Sejamos Todos Feministas, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, é um clássico feminista que exprime de uma forma muito simples sobre a desigualdade de gênero e fala sobre como todos nós, homens e mulheres, podemos melhorar isso. 

A Cor Púrpura, da Alice Walker, conta a história de Celie, uma protagonista negra, pobre e semi-analfabeta, que sofria constantes abusos do pai quando criança e foi obrigada a casar com um homem violento. Além disso, Celie viveu em uma época onde as mulheres eram muito mais oprimidas do que agora. O livro acaba se tornando um lembrete de que, apesar de tudo o que conseguimos até agora, ainda há muito para se conquistar.

Marjane Satrapi é uma escritora iraniana que conta a sua trajetória de vida em Persépolis, desde sua infância em meio à guerra, no Irã, passando pela Revolução Iraniana, seu refúgio na Áustria, até o seu retorno à terra natal. Apesar de falar muito sobre política e religião, Marjane não deixou de expor em nenhum momento os abusos que as mulheres sofriam.


Provavelmente muitos de vocês já assistiram ao filme Histórias Cruzadas, com as sensacionais Viola Davis, Emma Stone e Octavia Spencer nos papéis principais. A Resposta, livro que deu origem ao filme, fala sobre a vida das empregadas negras durante o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, onde ainda existia muita discriminação e segregação racial. Impossível não se emocionar com a histórias de tantas mulheres fortes e que sofriam muito nas mãos dos patrões brancos. 

Precisamos Falar Sobre o Kevin, um livro controverso, conta a história de uma mãe (que, para início de conversa, não queria ser mãe) que sofre um eterno preconceito pelo fato de o seu filho de 15 anos ter matado 11 pessoas, incluindo o pai e a irmã mais nova. O livro, ao contrário do que parece, foca muito nos sentimentos da mãe, principalmente de culpa, pelo filho ser o que é. Digo que é um livro controverso porque em nenhum momento Eva desejava ser mãe e, em alguns momentos, eu cheguei a colocar a culpa nela, vejam só vocês. Fico feliz em informar que hoje em dia tenho uma visão um pouco diferente sobre a história. 

Em Mensagem de Uma Mãe Chinesa Desconhecida, a jornalista Xinran narra em 10 capítulos o sofrimento de várias mães que foram obrigadas a abandonar suas filhas devido aos velhos costumes e crenças de um país que não valoriza nem um pouco o sexo feminino, além de possuir a rígida política do filho único. Cada capítulo expõe a história de uma mulher diferente e cada história foi uma punhalada no meu coração.

Os livros citados se encontram na minha escassa lista de livros que eu indico para todo mundo pelo simples fato de, além de terem sido escrito por mulheres extremamente talentosas, valerem a pena. 

10 comentários:

  1. Oi Ana, não sabia que Precisamos falar sobre o Kevin era um livro, sempre achei que tinha só o filme, que é muito bom por sinal.

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ana!
    E apesar do dia especial para nós, continuamos a luta diária para nossa igualdade e para sermos consideradas quem realmente somos.
    Obrigada pela lista dos livros.
    FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
    “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana,

    Adorei as postagens especiais de dia das mulheres, e gostei bastante da sua! Não li nenhum dos livros citados, vi só o filme de Histórias Cruzadas e achei lindo. Tenho A Cor púrpura digital, pretendo ler um dia. Gosto de ver histórias profundas e mais ainda de ver a realidade feminina ser discutida tão intensamente hoje em dia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Clara,
    Assisti a adaptação cinematográfica de A Resposta e amei, apesar de ser um tema que mexe com meus sentimentos, acredito que toda a história contada e mensagem que passa vale a pena conferir. A cor púrpura é um livro que ouço falar a muito tempo, mas não tive a oportunidade de ler, algo que pretendo mudar assim que possível.
    Gostei muito das indicações, vou deixar todas anotadas para futuras leituras!!

    ResponderExcluir
  5. O livro A Resposta, foi o que mais fiquei curiosa porque o filme se não me engano esta indica ao Oscar. Precisamos Falar Sobre o Kevin foi outro que chamou bastante minha atenção, porque acreditei que foco maior seria justamente sobre Kevin mas tudo, na verdade, é na visão da mãe dele. Enfim, feliz dia mulheres atrasado

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, isso é verdade, dia da mulher é todo dia né. Já ouvi falar de alguns desses livros mas não cheguei a procurar saber a fundo, sobre o que eles falavam. Gostei das dicas e vou dar uma conferida.
    Beijos
    [SORTEIO]Baile Literário
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  7. A Cor Púrpura é um dos melhores livros que já li na vida, é uma história muito tocante, que nos mostra que nem sempre as pessoas são privilegiadas como nós e Precisamos Falar Sobre o Kevin é um livro que está na minha lista de desejados a um tempinho já, não sei porque ainda não li.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Concordo todo dia é o nosso dia rs. Quero muito ler A Cor Púrpura parece ser muito sofrido e comovente essa historia. Persépolis também quero ler esta na minha listinha de compras. Precisamos falar sobre o Kevin li é bem tenso. Muito boa a escolha dos livros.

    ResponderExcluir
  9. A resposta é o único livro daí que eu não conhecia, embora só tenha lido A cor púrpura. Sabe, acho que não mudou muita coisa, não... isso é degradante, mas a cada dia que passa, a cada nova tragédia anunciada eu vejo que temos muito, muito, muuuito mesmo a conquistar e infelizmente isso vai levar muito tempo!
    Amei o filme Precisamos falar sobre o Kevin mas não entendi algumas coisas rs fiquei doida atrás do livro com a capa original mas ainda não tive coragem de ler

    Beijos
    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana!!
    Conhecia quase todos os livros que você citou menos o último. Mas não li nenhum dos livros!! Gostei bastante da indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©