13 de junho de 2019

TAG: Você Tem Esse Livro? — Parte #2


Anteontem vocês devem ter reparado que, no título da postagem, tinha um "parte #1". Acontece que eu decidi dividir essa tag em duas partes porque ao todo são vinte perguntas, o que faria o post anterior ficar mais do que gigante e cansativo para vocês, não é mesmo? Agora vocês porem conferir as dez perguntas restantes com calma, além de aproveitar melhor as diquinhas. Não deixem de comentar a opinião de vocês, ok?

11. Você tem um livro escrito por alguém que é originalmente famoso por outra coisa? (celebridade / atleta / político / personalidade de TV...) 
Humberto Gessinger
Editora Belas Letras

Em 11 de janeiro de 1985, mesmo dia da abertura da primeira edição do Rock in Rio, Humberto Gessinger subia ao palco do auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS de cabelo new wave e bombacha, para o primeiro show de uma banda que tinha nascido para durar uma noite só. Era para ter se chamado Frumelo & Os Sete Belos, mas ninguém gostou, então os integrantes da banda resolveram fazer uma brincadeira com os estudantes de Engenharia e os surfistas que frequentavam o bar da universidade, que estava a pelo menos 100 quilômetros do mar. Engenheiros do Hawaii. Vinte e cinco anos depois dessa estreia, Humberto Gessinger – que acompanhou todas as formações desde o primeiro show – lança neste livro seu olhar sobre a trajetória do grupo, sobre cada uma das composições e revela curiosidades e bastidores das gravações. Com fotografias inéditas, informações sobre cada um dos discos, letras comentadas e um diário de 1984 a 2009, Pra Ser Sincero é um livro sobre uma banda que era para ter durado uma noite só, mas que acabou escrevendo um capítulo da história do rock brasileiro, mesmo estando longe demais das capitais.
Humberto Gessinger, obviamente, é um cantor super reconhecido não só por causa da Engenheiros do Hawaii, mas também pelas suas composições maravilhosas. Em Pra Ser Sincero, além de contar toda a trajetória da banda, Gessinger fala um pouquinho sobre a sua vida. Ele é autor de outros três livros — Mapas do Acaso, Nas Entrelinhas do Horizonte e Seis Segundos de Atenção —, mas o primeiro continua sendo o meu preferido! 

12. Você tem um livro autografado?
Eu tenho alguns livros autografados, sim, alguns por autores bem famosos, mas eles todos juntos não são mais importantes que os meus dois livros que o Humberto Gessinger autografou!


13. Você tem um livro de poesia? 
Toda Poesia
Paulo Leminski
Editora Companhia das Letras

Este volume percorre, pela primeira vez, a trajetória poética completa do autor curitibano, mestre do verso lapidar e da astúcia. Livros hoje clássicos como Distraídos venceremos e La vie en close, além de raridades como Quarenta clics em Curitiba e versos já fora de catálogo estão agora novamente à disposição dos leitores, com inédito apuro editorial.
O haikai, a poesia concreta, o poema-piada oswaldiano, o slogan e a canção - nada parece ter escapado ao “samurai malandro”, que demonstra, com beleza e vigor, por que tem sido um dos poetas brasileiros mais lidos e celebrados das últimas décadas. Com apresentação da poeta (e sua companheira por duas décadas) Alice Ruiz S, posfácio do crítico e compositor José Miguel Wisnik, e um apêndice que reúne textos de, entre outros, Caetano Veloso, Haroldo de Campos e Leyla Perrone-Moisés, Toda poesia é uma verdadeira aventura - para a inteligência e a sensibilidade.
Eis aqui o meu único livro de poesia entre os meus quase 300 outros livros. Não é que eu não goste do gênero, só não é algo que leio muito. Leminski é meu poeta preferido dentre os que conheço. 

14. Você tem um livro com um selo de prêmio?
Kazuo Ishiguro
Editora Companhia das Letras

Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de "cuidadora". Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados. Embora à primeira vista pareça pertencer ao terreno da ficção científica, o livro de Ishiguro lança mão desses "doadores", em tudo e por tudo idênticos a nós, para falar da existência. Pela voz ingênua e contida de Kathy, somos conduzidos até o terreno pantanoso da solidão e da desilusão onde, vez por outra, nos sentimos prestes a atolar.
Como vocês podem ver, Não Me Abandone Jamais ganhou o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 2017, então a Companhia das Letras fez questão de estampar o feito na capinha do livro. Não julgo, faria o mesmo.

15. Você tem um mesmo livro em duas versões?
Angie Thomas
Editora Galera

Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto. Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa. Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar.
Eu já tinha O Ódio Que Você Semeia na capa original, que vocês podem conferir clicando aqui, quando a Galera me enviou outro exemplar com a capa do filme. Eu amo tanto esse livro que não tive coragem de me desfazer de nenhuma das edições. 

16. Você tem um livro de contos?
Raphael Draccon, Carolina Munhóz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes
Editora Record

Clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros, para noites de sustos, terror e gritos
Quatro dos mais populares autores contemporâneas brasileiros, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, Frini Georgakopoulos e Raphael Montes se uniram para reinventar os contos de terror clássicos. Frankenstein vive, e está numa favela do Rio. Rumores indicam que Drácula pode ser o dono de uma nova e badalada boate. Numa faculdade de artes, há uma lenda que diz que um fantasma ajuda belas jovens a cantar num teatro abandonado. Um mistério ronda a vida de um dentista e pai de família que está prestes a descobrir seu lado mais monstruoso. Quatro clássicos do medo reinventados por quatro escritores brasileiros para noites de sustos, terror e gritos.
Quem leu esse livro para resenhar aqui no blog foi o Edu, mas achei a edição tão maravilhosa que fui obrigada a pedir uma para mim. Sim, continuo não lendo terror. rs

17. Você tem um livro em outra língua?
Gente, eu sei que uma ótima forma de aprender uma língua nova é através dos livros publicados nessa língua, mas eu não vejo sentido em ler livros que não sejam em Português porque me levaria, no mínimo, o dobro do tempo. Então... Não tenho nenhum!

18. Você tem um livro que foi transformado em filme?
O Mau Exemplo de Cameron Post
Emily M. Danforth
Editora Harper Collins

Quando os pais de Cameron Post morrem em um acidente de carro, a primeira coisa que ela sente, para sua própria surpresa, é alívio. Alívio que eles nunca vão precisar saber que, algumas horas antes, ela estava beijando uma menina.
Mas o alívio não dura, e Cam é forçada a morar com sua tia ultraconservadora e sua bem-intencionada mas antiquada avó. Ela sabe que, daqui em diante, tudo será diferente. Sobreviver nessa pequena cidade rural de Montana exige que Cam finja ser igual a todo mundo e evite assuntos indelicados (como diria sua avó), e ela é boa nisso.
Até que Coley Taylor chega à cidade. Coley é perfeita, e tem um namorado perfeito para completar. Ela e Cam forjam uma amizade intensa, que parece deixar espaço para algo mais. Mas assim que isso começa a parecer possível, a religiosa tia Ruth decide que é hora de “consertar” sua sobrinha, a mandando para God’s Promise, um acampamento de conversão que deve “curar” sua homossexualidade. Lá, Cam fica frente a frente com o custo de negar quem ela é – mesmo que ela não tenha certeza que sabe realmente quem é.
O mau exemplo de Cameron Post é uma estreia literária inesquecível e impressionante sobre descobrir quem você é e ter a coragem de viver de acordo com suas próprias regras.
O primeiro livro que me veio à cabeça para responder essa pergunta foi À Espera de Um Milagre, do Stephen King, porque é minha adaptação literária preferida. Resolvi colocar O Mau Exemplo de Cameron Post porque descobri que pouquíssimas pessoas sabem que o filme é baseado nesse livro.

19. Você tem uma HQ? 
Mulheres na Luta: 150 Anos em Busca de Liberdade, Igualdade e Sororidade
Marta Breen e Jenny Jordahl
Editora Seguinte
Compre aqui

Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade.
Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres — pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras —, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito — e tudo o que ainda precisamos conquistar.
Agora eu tenho uma coleção até avantajada de histórias em quadrinhos, mas minha preferida é Mulheres na Luta. Como não amar um livro que ensina tantas coisas e pode ser lida até mesmo por crianças?

20. Você tem um livro escrito por 2 ou mais autores? 
Good Omens
Neil Gaiman & Terry Pratchett
Editora Bertrand Brasil
Compre aqui

Segundo as Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, o mundo vai acabar num sábado. No próximo sábado, e ainda por cima antes do jantar. O que é um grande problema para Crowley, o demônio mais acessível do Inferno e ex-serpente, e sua contraparte e velho amigo Aziraphale, anjo genuíno e dono de livraria em Londres. Eles gostam daqui de baixo, ou, no caso de Crowley, daqui de cima. Portanto, eles não têm outra alternativa senão encontrar e matar o Anticristo, a mais poderosa criatura do planeta. O problema é que o Anticristo é um garoto de 11 anos e, ao contrário de tudo o que você já possa ter visto em algum filme, é um garoto que adora seu cachorro, se preocupa com o meio ambiente e é o filho que qualquer pai gostaria de ter. Além, claro, de ser indestrutível. E, como se ainda não fosse o bastante, eles ainda têm de lidar com o domingo...
Gente, eu ainda não li o livro e nem vi a série, mas parece realmente ser bem legal. Eu adoro o Neil Gaiman e mesmo que eu não conheça nenhuma obra do Terry Pratchett, aposto que vai ser uma história, no mínimo, engraçada.

15 comentários:

  1. Oiii ❤ Adorei que a tag tem uma segunda parte!
    Minhas respostas:
    11) Não se apega, não - Isabela Freitas
    12) Lua de Vinil - Oscar Pilagallo
    13) Poesia de Bicicleta- Sérgio Caparelli
    14) Vento, areia e amoras bravas - Agustina Bessa-Luis - Prêmio Camões
    15) Não tenho.
    16) Qualquer clichê de amor - Vários autores.
    17) Não tenho.
    18) Divergente - Veronica Roth
    19) Não tenho.
    20) Endgame

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu resolvi dividir em duas porque se não o post ia ficar a coisa mais gigante do mundo, ahhahaha!
      Que bom que vocÊ gostou. <3

      Excluir
  2. Olá! As minhas respostas são:
    11) Não tenho nenhum.
    12) Claraluz e o poeta - Mauro Brandão.
    13) Poesia de Bicicleta - Sérgio Caparelli
    14) Não tenho nenhum.
    15) Infelizmente, não tenho.
    16) No meio da noite escura tem um pé de maravilha - Ricardo Azevedo.
    17) Não tenho nenhum.
    18) Eu sou o número quatro - Pittacus Lore.
    19) Não tenho nenhuma.
    20) Não tenho nenhum.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olha eu aqui respondendo de novo! Essa segunda parte tá um pouco mais difícil! Mas vamos lá:
    11. Quem Sabe Um Dia de Lauren Graham atriz.
    12. Simmm. Dois livros autografados pela Carina Rissi;
    13. Infelizmente não
    14. Não sei;
    15. Sim. Razão e Sensibilidade de duas editoras diferentes;
    16.Não;
    17. Sim Razão e Sensibilidade em edição bilíngue;
    18. Um Porto Seguro e Razão e Sensibilidade;
    19. Uma Morte Horrível;
    20. A Dama Mais Desejada Julia Quinn Eloisa
    James e Connie Brockway

    ResponderExcluir
  4. Livro escrito por famoso, esse não conhecia. Muito legal! Autografo é um sonho, tenho só um bendito assim mas torna o livro especial né? Poesia amo, gostaria de conhecer esse. O de não me abandone é outro. Essa história é bizarra e queria muito ler. Amo as capas do Ódio que você semeia, tão bem parecidas e não ficou aquela chatice de capa de filme que estraga a capa do livro, só por isso adorei e teria as duas. Não desfaz mesmo! Livro de contos é outra coisa que adoro, bem legal esse aí e queria ler também. Livros que viram filme tem aos montes. Não sabia de filme desse aí não. Já tinha visto o livro. E ai, tô doida pra ler esse do Neil! E ver a série. Amei essa capa nova também. Parece uma história bem louca e legal.

    ResponderExcluir
  5. Eu li Não me Abandone Jamais e que livro maravilhoso. O ódio que Você semeia eu assisti ao filme, amei e preciso ler o livro.
    Agora minhas respostas:

    11 - Livro escrito por alguém famoso por outra coisa: O dia em que o presidente desapareceu - Bill Clinton e James Patterson (foi em conjunto mas o nome do presidente está lá como autor).
    12 - Livro autografado: When he was wicked - Julia Quinn
    13 - Livro de poesia: Não tenho
    14 - Livro com selo de prêmio: A Bússola de Ouro - Philip Pullman (selo: Ganhador das Medalhas Carnegie e Guardian)
    15 - Mesmo livro em duas versões: Em defesa de Jacob - William Landay (tenho em inglês também: Defending Jacob)
    16 - Livro de contos: 50 Contos de Machado de Assis (vou lendo aos poucos)
    17 - Livro em outra língua: tenho vários livros em inglês mas o último que ganhei do marido e não me atrevi a começar a ler foi: Anna Karenina - Leo Tolstoy
    18 - Livro transformado em filme: Criança 44 - Tom Rob Smith (filme Crimes Ocultos com Toma Hardy e Gary Oldman).
    19 - HQ - não tenho nenhuma
    20 - Livro escrito por 2 ou mais autores: Caçadores de tesouros - James Patterson e Chris Grabenstein

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô louca pra assistir ao filme de O Ódio Que Você Semeia, nossa, porque o livro é realmente maravilhoso.
      Gente muito chique vc com autógrafo da Julia Quinn, arrasou!Menina, leia o Anna Karenina que é ótimo, vocÊ vai gostar!

      Excluir
  6. Oi, Ana!!
    Adorei os livros que você colocou nas respostas, infelizmente ainda não li nenhum, e quero muito ler O Ódio Que Você Semeia e Good Omens. E vou responder essa segunda parte da tag.
    11. Você tem um livro escrito por alguém que é originalmente famoso por outra coisa? (celebridade/atleta/político/personalidade de tv ...)
    - Minha história - Michelle Obama
    12. Você tem um livro autografado?
    - O lado bom de ser traída - Sue Hecker
    13. Você tem um livro de poesia?
    - Outros Jeitos de Usar a Boca - Rupi Kaur
    14. Você tem um livro com um selo de prêmio?
    - Senhor das moscas - William Golding
    15. Você tem um mesmo livro em duas versões?
    - Não.
    16. Você tem um livro de contos?
    - Não.
    17. Você tem um livro em outra língua?
    - Orgulho e Preconceito (Edição Bilíngue).
    18. Você tem um livro que foi transformado em filme?
    - Um porto seguro - Nicholas Sparks
    19. Você tem uma HQ?
    - Wytches - Scott Snyder
    20. Você tem um livro escrito por 2 ou mais autores?
    - Nunca Jamais - Colleen Hoover e Tarryn Fisher

    ResponderExcluir
  7. Essa tag é muito legal; dá pra ver que muitos leitores tem um pouco de tudo na estante.
    Amo livros autografados, mas só tenho de autores nacionais.
    Mulheres na luta é um hino de Hq.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Também vou responder:
    Você tem um livro escrito por alguém que é originalmente famoso por outra coisa?
    Não.
    12. Você tem um livro autografado?
    Infelizmente, não.
    13. Você tem um livro de poesia?
    Sinais do mar, Ana Maria Machado.
    14. Você tem um livro com um selo de prêmio?
    Vidas Novas, Ingo Schulze
    15. Você tem um mesmo livro em duas versões?
    Orgulho e Preconceito, Jane Austen (Editoras diferentes)
    16. Você tem um livro de contos?
    Paris para um e outros contos, Jojo Moyes
    17. Você tem um livro em outra língua?
    Não.
    18. Você tem um livro que foi transformado em filme?
    Extraordinário, R. J. Palacio
    19. Você tem uma HQ?
    Repeteco
    20. Você tem um livro escrito por 2 ou mais autores?
    Shakespeare e Elas (Lycia Barros, Janaina Vieira e Laura Conrado)

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,
    Gostei que você tenha dividido a TAG em 2 partes, pois assim o post não ficou cansativo e, sim, mais proveitoso. Nunca havia parado para pensar em um livro escrito por um autor que é famoso por outra coisa e fui procurar em minha coleção. Os únicos que encontrei foram do John Green que também é conhecido por seu trabalho no youtube. Infelizmente, não tenho nenhum livro autografado, mas é algo que quero muito, não pelo livro em si, mas pela experiência de conhecer o autor. Tenho um livro de poesia, mas não li, pois não é um gênero ao qual sou acostumada. Mantenho ele na coleção, pois quero me arriscar, em algum momento, em leituras que fogem de minha zona de conforto. O único livro de contos que tenho é o do Edgar Allan Poe e ainda não li todos eles. Livros que foram transformados em filmes é o que mais tenho, mas meus favoritos são Extraordinário, A Garota No Trem e O ódio que você semeia. Para um livro escrito por 2 ou mais autores me veio logo em mente a série House of Night, que é escrita por mãe e filha e sempre achei essa união algo bem legal.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei muito a continuação e as resposta também..Eu adorei as suas respostas. E sabe que ler livros em outro idioma e muito, eu tenho alguns e espanhol porém não li mas como já sei fala e algo positivo para mim.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana
    Gostei muito dessa Tag, ela é bem completa.
    Não vou responder porque a maioria eu não tenho, mas livros que oram adaptados em filmes tenho um monte aqui. Dentre eles estão: Extraordinário, A Cinco Passos de Você, A Culpa é das Estrelas, O Ódio que Você Semeia e poesia Outros jeitos de usar a boca.
    Beijos
    Be

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei bastante essa tag para ela ser bem completa e dividir em duas partes deixou ela menos extensa

    11. Você tem um livro escrito por alguém que é originalmente famoso por outra coisa? (celebridade/atleta/político/personalidade de tv ...)
    - Jogos de Espelhos - Cara Delevigne
    12. Você tem um livro autografado?
    - Depois dos Sonhos - Bruna Vieira
    13. Você tem um livro de poesia?
    - o livro dos ressignificados - Akapoeta
    14. Você tem um livro com um selo de prêmio?
    - Senhor das moscas - William Golding
    15. Você tem um mesmo livro em duas versões?
    - Orgulho e Preconceito da Jane Austen
    16. Você tem um livro de contos?
    - um ano esquecível da Thalita Rebouças
    17. Você tem um livro em outra língua?
    - não
    18. Você tem um livro que foi transformado em filme?
    - Para todos os garotos que já amei
    19. Você tem uma HQ?
    - Memórias de um Sargento de Milícias
    20. Você tem um livro escrito por 2 ou mais autores?
    - um ano inesquecível da Thalita Rebouças com a Bruna Vieira e a Paula Pimenta

    ResponderExcluir
  13. Oii, Ana
    Gostei da tag é bom para conhecermos mais seu gosto literário ❤
    Aiiii queria muito todos do Humberto Gessinger, O ódio que você semeia e Mulheres na luta.
    Bjss e boas leituras em julho!

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©