As Decepções Literárias de 2019

Ano passado eu escrevi um post deveras interessante sobre não conseguir finalizar um livro de parceria, afinal, a gente tem a liberdade de não gostar de tudo o que lê. Dar notas ruins para alguns livros também é super normal. Mais que normal, é uma condição humana. No post de hoje vou falar um pouquinho sobre livros muito ruins que li em 2019 e que consegui terminar só com força divina mesmo, porque olha...


Um Dia em Dezembro, Josie Silver
Editora Bertrand Brasil
Compre aqui

Livros com temática natalina podem ser tudo de bom, né? Principalmente porque tendem a ter uns clichês super gostosinhos que aquecem o coração da gente. Infelizmente não foi o que aconteceu com Um Dia em Dezembro. Eu não sei se acredito em amor à primeira vista, mas tenho certeza que é praticamente impossível você só ver um cara bonito e acreditar que ele é sua alma gêmea. Depois, não tenho paciência pra protagonista que fica chorando pelos cantos por algo que poderia ser resolvido com uma conversa, é isto.


O Milagre, Emma Donoghue
Editora Verus
Compre aqui

Quis ler esse livro por um único motivo: a autora também escreveu Quarto, uma história linda que mexeu muito comigo — se lembram do filme O Quarto de Jack? Pois é, é uma adaptação literária. Pois bem que eu não devia ter lido mesmo, ô livrinho ruim. Narrativa lenta, protagonista insuportável e sem um pingo de emoção, os mesmos cenários e acontecimentos sempre. Simplesmente não deu pra mim.


Nove Desconhecidos, Liane Moriarty
Editora Intrínseca
Compre aqui

Por favor, não briguem comigo! Sei o quanto as pessoas gostam da Liane Moriarty, mas eu quase não consegui terminar esse livro! Achei que leria uma coisa e li outra totalmente diferente: quase não tem mistério, o foco maior é na personalidade dos personagens e isso deixou a leitura muito arrastada. Resumindo, Moriarty pecou por detalhar demais os personagens e as descrições de ambientes.


A Amante, Danielle Steel 
Editora Record
Compre aqui

Não é segredo para nenhum leitor do Roendo Livros que eu tenho um "pequeno" problema com romances de época e romances hot, né? Além de ser sobre um tema que eu já não sou muito fã, houve a mesma problemática de Nove Desconhecidos: descrições demais. São páginas e mais páginas da autora descrevendo cada milímetro das roupas da protagonista e da vida de luxo que ela leva. Além disso, me incomoda muito que os personagens masculinos tenham dominação sobre toda e qualquer mulher que aparece na trama.


Os Gigantes da Montanha, Luigi Pirandello
Editora Nemo
Compre aqui

Sabe quando você lê um livro e fica questionando sua inteligência por não saber se realmente entendeu alguma coisa da obra? Pois é, foi o meu caso com Os Gigantes da Montanha. O final é aberto, pois o autor morreu antes de finalizá-la, e isso me deixou um pouco confusa, para falar a verdade.

Mesmo quando eu leio um livro ruim, tento tirar alguma coisa boa dele, não sei se vocês já perceberam isso. Além do mais, o que é ruim para mim, pode ser perfeito para outro tipo de leitor, né? O importante é sempre expormos o que nos incomodou de forma respeitosa. E aí, quais foram as piores leituras de vocês no ano passado?

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Eu só consigo pensar que graças a Deus não li nenhum destes e nem tenho eles na estante.rs mas vou admitir que fiquei olhando Um Dia de Dezembro e choramingando.rs
    É um dos desejados que tenho e estava louca para conferir. Agora? Já não sei mais.rs apesar de pensar que ainda vou ler ele sim.rs
    Nove Desconhecidos também me surpreendeu estar aí, eu pensei que era um super livro!
    Eu não li muito o ano passado e só consigo me lembrar de O Construtor de Pontes que desisti, retomei, desisti de novo e terminei. Na marra, mas terminei e que vou reler ele em breve!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter lido nenhum desses livros, a maior decepção para mim foi Um Dia Em Dezembro. Como fã incondicional de clichês achava que era daqueles romances de deixar o coração quentinho.
    Agora falando nas minhas próprias decepções literárias, sem dúvida, a maior que tive em 2019 foi O Mundo de Sofia. A leitura não fluiu de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  3. Eita, ainda não li nenhum desses livros, mas 3 deles estão na minha lista, eu quase li esse Um Dia em Dezembro, no final de 2019, estou bem curiosa em ler Nove Desconhecidos, por causa da autora, curto muito romance de época e hot por isso A Amante está na fila de leituras.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    Felizmente nunca li nenhum livro que eu tivesse odiado ou deixado pela metade e acho uma pena quando vejo isso acontecendo a outros leitores, pois é sempre muito frustrante quando as expectativas não são alcançadas. Um dia de dezembro chama atenção pela capa e a promessa de uma história encantadora, mas desde que o livro foi lançado li mais comentário negativos do que positivos sobre ele. Danielle Steel, Liane Moriarty e Emma Donoghue são autoras que já tive contato com a escrita e amei, por isso sempre espero grandes histórias de suas autorias. Uma pena saber que as obras que leu delas em 2019 não tenham sido satisfatórias. Esses três livros estão em minha lista de leituras e espero que ao dar uma chance a eles eu tenha uma experiência melhor que a sua. Eu gosto que você não se atenha, somente, a parte negativa do livro, pois como você menciona, não é porque o livro não funcionou para você que ele não irá agradar outro leitor. Apesar de ter tido um bom ano literário em 2019, algumas leituras me decepcionaram sim como: Ninfeias Negras, O Morcego, Uma Loucura e Nada Mais e Não Fuja!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu só li Um dia em Dezembro e diferente de você eu gostei muito, apesar de ter achado algumas partes lentas. Sempre me encanto com obras românticas haha
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ANA!
    Entendo seu ponto de vita e acho até que é certo.
    Não li ainda nenhum desse livros, então nem posso dar minha opinião.
    O que poso dizer é que ano passado tive muita sorte, porque não li nenhum livro totalmente ruim, tive alguns regulares, mas não ruim.
    Espero que esse ano tenha boas leituras.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Não dá para gostar de todos os livros que lemos, não é mesmo?
    Desses que citou, não li nenhum. Mas cheguei a ler um livro da Liane ano passado e não consegui me conectar com a história, então abandonei.
    Não diria que tive leituras ruins, mas Enfim, capivaras e O verão que mudou minha vida não foram leituras marcantes.

    Beijos

    ResponderExcluir