Livros Escritos Por Mulheres Que Todo Mundo Deveria Ler


Hoje é um dia muito importante para nós, mulheres. A ideia de uma celebração anual surgiu em Nova York, quando o Partido Socialista da América organizou um Dia da Mulher, mas em fevereiro de 1909, onde as mulheres se manifestaram pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. A data passou a ser comemorada no dia 08 de março de 1975 foi instituído o Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas, isso porque essa data foi um marco muito importante na Rússia Imperial: em 08 de março de 1917 as mulheres organizaram uma grande passeata em protesto contra a fome, desemprego e as péssimas condições de vida no país. A manifestação se estendeu por dias e acabou dando origem a Revolução Russa de 1917, pois os operários metalúrgicos que tinham péssimas condições de trabalho se juntaram à elas.

Desde então, conseguimos conquistar muitas coisas com nossa luta, mas é importante lembrar que ela nunca termina. Esse post, onde indico vários livros maravilhosos escritos por mulheres, é apenas uma pequena homenagem aqui do blog para todas nós e um convite para lermos mais mulheres daqui pra frente.


Extraordinárias: Mulheres Que Revolucionaram o Brasil, Duda Porto de Souza & Aryane Cararo
Editora Seguinte

A obra das jornalistas Duda Porto de Souza & Aryane Cararo reúne várias mini-biografias de muitas mulheres brasileiras que fizeram a diferença em nosso país de alguma forma. É muito interessante, porque a história da maioria delas foi apagada e digo isso porque eu mesma não conhecia a maioria. É um livro maravilhoso, cheio de informações e pode ser lido por pessoas de todas a idades, até mesmo crianças!


Editora Rosa dos Tempos

Quer começar a aprender sobre o feminismo e entender o movimento? Comece por O Feminismo é Para Todo Mundo. Possui uma narrativa simples, o que torna o livro acessível para todos os públicos. Aqui, bell hooks explora todas as vertentes do feminismo e incentiva todas as pessoas a se juntarem à ele, inclusive os homens.


Entre Irmãs, Frances de Pontes Peebles
Editora Arqueiro

Entre Irmãs é um dos meus livros preferidos da vida, indico sempre que tenho oportunidade. Narra a história de duas irmãs, Emília e Luzia, que vivem em uma cidade do interior do Pernambuco. Eu amo esse livro não só pelas protagonistas fortes e maravilhosas, mas porque explora com maestria o sertão nordestino, que é extremamente importante para o nosso país.


No Seu Pescoço, Chimamanda Ngozi Adichie 
Editora Companhia das Letras

Usei esse livro no meu TCC, por isso ele é tão importante para mim. Carrego esses contos da Chimamanda Ngozi Adichie no meu coração, principalmente o que deu origem ao título no livro, No Seu Pescoço. Digo para todas as pessoas que essa mulher não escreve absolutamente nada ruim, principalmente porque todas as histórias dela são carregadas de realidade, sabem?


Minha História, Michelle Obama
Editora Objetiva

Outro livro que sempre tenho prazer de indicar. Nunca pensei que me sentiria tão próxima de uma pessoa simplesmente por ter acesso às suas memórias. Eu amo essa mulher porque ela sempre escreveu seu próprio destino, fazendo com que nunca fosse rotulada como a "mulher do Barack Obama". Perfeita, sem defeitos, dona do mundo inteiro.


Stepsister, Jennifer Donnelly
Editora Universo dos Livros

Gente, não poderia deixar de indicar Stepsister. Apesar de ser voltado para o público adolescente, tem protagonistas mulheres muito fortes e decididas. Além disso, a autora desenvolve o feminismo nessa história de forma magistral, principalmente quando questiona o papel da mulher na sociedade e quando faz com que as personagens se unam, mostrando que mulheres devem apoiar umas as outras. É maravilhoso! 

Espero que vocês tenham gostado das minhas dicas e mostrem esse post para o máximo de pessoas possível! Vamos exaltar as mulheres sim! Também estou louca para saber qual livro escrito por uma mulher é o favorito da vida de vocês, não deixem de comentar aqui!

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Só livrão escrito por mulheres fortes e que nos inspiram.
    Tenho algumas autoras que me inspiram. Elas criarem algumas das minhas personagens favoritas.
    Lucy Maud Montgomery, Eleanor H. Potter, Kimberly B. Bradley.
    Anne Shirley, Pollyanna e Ada, são jovens mulheres que com amor, esperança, fé, buscaram uma vida melhor e são bastante inspiradoras

    ResponderExcluir
  2. Impossível viver esse dia dedicado a todas nós, sem nos lembrarmos de tantas autoras que vivem pregando sim,respeito, igualdade e claro, muito amor!
    Todas mulheres carregam em si, o fato de serem mulheres e somente por isso, já deveriam ser homenageadas a cada momento.
    Há muito o que ser feito e mudado ainda, mas já há um começo e isso que importa!!!
    Amei as homenagens!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    Nossa luta enquanto mulheres é diária, mesmo com toda evolução e conquistas que estamos tendo, temos ainda que lutar muito.
    Amei as indicações dos livros.
    Quero muito ler o da Michelle Obama, acho ela uma mulher espetacular, grande exemplo.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana
    Infelizmente nós mulheres temos que lutar para ter igualdade, liberdade, enfim por tudo.
    Temos que nos unir e manter a fé sempre!
    Todos os livros estão na minha lista de desejos, estou pesquisando os preços e ver se consigo comprar algum.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que post perfeito!
    Acho lindo e necessário exaltar autoras e livros que dão voz as mulheres.
    Extraordinárias e os livros da Chimamanda estão não minha lista de desejados.
    Já li Entre irmãs, e foi uma leitura única. Emília e Luzia são fortes, cada uma a seu modo.
    E não vejo a hora de ler Stepsister.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana!
    Embora muito tenha acontecido para que a mulher obtivesse o mínimo, que é igualdade e respeito, ainda vivemos em um mundo opressivo que tenta diminuí-la de todas as formas. Mas é com união e conhecimento que se constrói uma corrente de proteção e empoderamento, logo essas dicas são muitos especiais, não é mesmo?
    Eu já tinha visto uma resenha de Extraordinárias: Mulheres Que Revolucionaram o Brasil, e fiquei muito animado para conferir esse trabalho maravilhoso, que mostra que ao longo de toda a história a mulher era e continua sendo resiliente e determinada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Tem bastante dica legal. Esse extraordinárias é lindo, parece tão bacana pelas coisas que tem nele pra aprender. Livro sobre feminismo também é ótimo. Chimamanda tô devendo leituras. E o da Michelle me chamou atenção também pela história dela.
    E esse Stepsister parece bem legal também. São dicas boas pra quem tá procurando novas leituras.

    ResponderExcluir
  8. Oi Aninha,
    Ser mulher é saber que temos que nos respeitar e nos ajudar, além disso, temos que nos apoiar e inspirar. Acredito que essa sua seleção foi escolhida a dedo, não conhecia nem de nome a maioria desses livros, mas certamente irei procurar me informar mais sobre eles. Já estavam na minha lista "Extraordinárias: Mulheres Que Revolucionaram o Brasil" e "Minha história". O primeiro por mostrar as divas do nosso Brasilzão, o segundo porque Michele dispensa comentários né?!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Na minha estante predomina muitas autoras mulheres e tenho orgulho disso. Amei a postagem e as escolha de autoras, alguns quero muito conhecer.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana
    É importante lermos e divulgarmos mais mulheres.
    Desses já queria ler Extraordinárias, Minha história, Stepsister e No seu pescoço.
    Os outros eu não conhecia, mas já anotei aqui.
    Bjs e boas leituras!

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei o livro extraordinárias mulheres que mudaram o Brasil porque são poucas as mulheres que nós conhecemos que tiveram impacto sociocultural na Fundação da nossa sociedade e dizemos que tiveram várias outras mulheres anônimas que também contribuíram com isso então Acho super viável a gente estudar um pouco mais sobre isso

    ResponderExcluir
  12. Tenho muita vontade de ler Extraordinárias, acho que deve ser uma leitura com muitos ensinamentos. Outro que gostaria de ler é Minha história, Michelle Obama se revelou uma mulher incrível, uma das mais incríveis desse tempo.

    ResponderExcluir