SOCIAL MEDIA

23 de janeiro de 2022

Livros cinco estrelas de 2021


Já diria o ditado: antes tarde do que mais tarde! Sei que estou um pouquinho atrasada, mas não poderia deixar de vir mostrar para vocês todos os livros que avaliei com cinco estrelas no ano de 2021. Tô muito animada para vocês verem a lista completa, porque tem de tudo um pouco, inclusive romance de época, rs. 

Livros cinco estrelas dos anos anteriores

2020
2019
2018
2017
2016
2015
 
A seguir, os melhores livros do ano, na minha humilde opinião, por ordem de leitura


Verdades do Além-Túmulo, Caitlin Doughty
Minha Vida Fora dos Trilhos, Clare Vanderpool

Me apaixonei perdidade por Verdades do Além-Túmulo por motivos óbvios: o humor em algo que é considerado tabu, afinal, não sabemos lidar com a morte. Como é um livro voltado para o público infantil e inspirado nele, já que a autora responde perguntas feitas por crianças e adolescentes, é fácil demais se divertir. 

Minha Vida Fora dos Trilhos, apesar da trama simples, me tocou por completo. Existe um belo mistério envolvendo uma cidadezinha no Kansas, passagens no passado e no presente, tudo o que amamos e que impulsiona nossa curiosidade. Adorei também que a autora inseriu dados históricos na trama, tudo muito natural! O final é bem previsível, mas não menos emocionante. "Existem livros bons que são bons porque nos surpreendem, e existem livros bons porque são muito bem escritos e tocam o nosso coração, que é o caso de Minha Vida Fora dos Trilhos".

Longo e Claro Rio foi a minha maior surpresa, até agora, enquanto assinante da TAG Inéditos. É um romance policial, mas carregadíssimo de drama, característica que amo demais em qualquer tipo de livro. Todos os personagens são muito reais, é como se fossem nossos vizinhos, sei lá... Mas o que me conquistou de verdade foi uma certa reviravolta que me pegou totalmente desprevenida. 


A Cinco Passos de Você, Rachael Lippincott, Mikki Daughtry & Tobias Iaconis
O Avesso da Pele, Jeferson Tenório

Ai meus amores, os famosos sick lits né, quem não ama? Um drama infinitooooooo, e quando morre alguém então? O que eu mais amei em A Cinco Passos de Você, além do fato de eu ter morrido de chorar, foi justamente o fato de ser diferente, sabem? E eu amei o final do livro, me deu esperença demais... Agora, o final do filme quebrou meu coração. Cês já viram?

O Avesso da Pele foi o melhor nacional que li há tempos... As palavras de Jeferson Tenório são muito difíceis e verdadeiras, extremamente necessárias. Acho que nunca tinha lido na minha vida um texto tão impecável e maravilhoso!

Gente, pelo amor de Deus, como que O Conde Enfeitiçado não é o livro preferido de vocês dos Bridgertons? Não tem o mínimo de cabimento vocês preferirem O Visconde que me Amava à essa obra prima dramática??? Em primeiro lugar, a Francesca é perfeita & sofrida, que por si só dá uma carga a mais para o enredo. Em segundo lugar, como ela já foi casada anteriormente, achei a história infinitamente mais madura que qualquer outra. Nem tentem discordar de mim, ouviram? rs


Hibisco Roxo, Chimamanda Ngozi Adichie
Sem Ar, Jennifer Niven
Arlindo, Ilustralu

Chimamanda Ngozi Adichie é uma das maiores escritoras da atualidade, acho que quanto a isso não há discussão. Já li outros livros dela e todos são maravilhosos, então já esperava que Hibisco Roxo estivesse no mesmo nível. Nunca um livro tinha me despertado tantos sentimentos... Senti raiva, tristeza, desejei coisas muito ruins para um personagem, me senti tão desprezível quanto esse personagem... Enfim. As passagens também são muito fortes, então tem que ler com bastante cuidado.

Vi muitas pessoas criticando bastante a protagonista de Sem Ar, provavelmente meu clichê de verão preferido da vida. Ela é bastante impulsiva e imatura, eu entendo, mas que adolescente não é? E eu tenho certeza que o mocinho compensa todos os defeitos, porque ele é maravilhoso demais... Até eu me apaixonei um pouco por ele, e eu amo quando livros fazem isso... Como que é possível a gente se apaixonar por uma pessoa que nem existe de verdade?

Arlindo é sem palavras, né? Muito interessante a visão de um personagem LGBTQIA+ que vive na região que, apesar de ser a mais linda do país, também é a mais homofóbica. Fiquei foi deveras apaixonada pelas inúmeras menções à cultura pop dos anos 2000, bateu aquele sentimento de nostalgia delicioso, e o sotaque nordestido só deixou tudo muito melhor!


Blackout, Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk & Nicola Yoon

Vocês não calculam a felicidade que eu tenho só de ver o quanto nossa literatura está tendo destaque em grandes editoras! Enquanto Eu Não Te Encontro é mais um livro cheio de representatividade, imerso em um clichê estilo Sessão da Tarde que raramente encontramos quando os personagens são LGBTQIA+. A escrita do Pedro Rhuas é muito leve e divertida, não vejo a hora de ler outras coisas dele!

E sim, temos mais um Julia Quinn entre os livros cinco estrelas de 2021! Eu gostei demais mesmo de E Viveram Felizes Para Sempre, o livro de contos que encerra as histórias de uma das nossas famílias preferidas da literatura. Adorei cada detalhe de todos os contos e fiquei muito feliz de ter um gostinho a mais desses irmãos que conquistaram o meu coração.

Blackout foi uma grata surpresa no fim de 2021. É um livro escrito por seis autoras diferetes, como se fossem contos, com personagens diferentes em cada "capítulo", mas que estão conectados de alguma forma. Gostei mais de umas histórias do que de outras, mas de forma geral o livro é tão bem conectado que foi impossível não amar!


É óbvio que os dois primeiros volumes de Heartstopper estariam nessa lista! Foi e está sendo uma delícia acompanhar como a amizade entre duas pessoas se transforma em amor. Além de tudo, um dos dois protagonistas está se descobrindo, é a coisa mais fofa do mundo! As famílias dos dois meninos apoiam eles demais, e foi isso o que mais me emocionou... Ah se todas fossem assim...

O Homem Que Morreu Duas Vezes é o segundo volume da série que acompanha nossos amados velhinhos de O Clube do Crime das Quintas-Feiras. Gostei infinitamente mais dele porque a história é muito melhor construída. Além disso, passamos a conhecer melhor os protagonistas que foram apresentados pra gente no primeiro livro, com o bônus da Joyce, que é minha personagem preferida, ter tido um espaço muito maior.

Estava bem aqui montando essa lista e rachando de rir porque não faz um pingo de sentido, né? Tem livro de tudo quanto é gênero diferente, e que bom! Vocês também são assim? Deixem aqui os livros preferidos de vocês no ano passado!

12 comentários :

  1. ola Ana
    Nunca é tarde para sabermos as suas leituras cinco estrelas de 2021.Que bom ver os livros da Julia Quim nessa lista.tenho muita vontade de ler algum livro da Chimamanda.

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaa! Finalmente os refrescos!
    Sim, Ana, eu prefiro Visconde kkkk mas como vou reler a série toda, prometo que vou abrir o coração da próxima vez que ler Conde.
    Sem Ar to super animada pra ler.
    Heartstopper é um super desejado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PELO AMOR DE DEUS AMIGA você preste atenção no Conde viu kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. O tempo é de Deus, mas a gente faz a festa com isso rs
    E adorei ver o tanto de livro, nessa mistura(parece aquela batida de frutas, que a gente vai catando tudo que tem na geladeira e joga no liquidificador rs)
    E Arlindo foi uma das melhores leituras minhas também no ano passado.
    Hearts foram as duas primeiras leituras já desse ano e sim, favoritadas com sucesso.
    Adorei e preciso ler a maioria(A Cinco Passos eu já li,mas tem um bom tempo rs)
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Sua lista possui vários livros muito bem falados.
    Desses, só vi o filme A cinco passo de você, e amei. Arlindo também parece ser muito fofo.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é bem fiel, gostei demais! Só fiquei triste mesmo com o final...

      Excluir
  5. O avesso da pele to bem curiosa em ler!!
    Sem ar consegui pegar ele em um sebo e to animada tb com essa leitura!!
    Quero ler muito chimamanda esse ano, e ler mais classicos.
    O que leio tb é bem misturado!
    Meu preferido do ano passado foi a cor purpura!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ahhh que O Conde Enfeitiçado está no meu top 3 dessa família maravilhosa, Arlindo e Heartstopper estão na minha lista de desejados, entre meus favoritos do ano estão Os sete maridos de Evelyn Hugo, que foi uma leitura incrível, apesar de um plot bem óbvio, a Taylor simplesmente arrasou. Outro livro que conquistou minhas cinco estrelas (e coração de favorito) foi Glória da manhã, uma leitura que queria fazer há séculos e que finalmente aconteceu, Aposta irresistível e Um amor e nada mais também estão entre os meus favoritos de 2021.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai O Conde Enfeitiçado é tudo meu Deus, muito perfeitinho.
      Tô doida pra ler Evelyn Hugo, minha hora vai chegar, ah se vai!

      Excluir
  7. Olá Ana!
    Tem tanto livro que eu quero ler nessa lista! O clube do crime, Blackout, Enquanto eu não te encontro, Heartstopper... Já li A cinco passos de você, chorei litros e realmente o final do filme é desolador. Esse livro de contos de Os Bridgertons é maravilhoso mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu amo coisa que faz chorar viu. kkkkkkkkkk
      Eu gostei mais do livro de contos de Bridgerton do que de muitos livros, sabe?

      Excluir