O Livro de Líbero foi a primeira obra nacional enviada pelo Clube Intrínsecos. Já fiquei com aquela vontade de ler depois dessa informação, que acho muito importante e sensacional. A vontade só aumentou quando meu amigo João começou a falar super bem dele no Instagram, apontando várias características positivas e sensações que a leitura causou nele. Eu tinha certeza que ia gostar, mas não sabia que a história de uma pessoa tentando se reencontrar mexeria tanto comigo.
A primeira coisa que vocês precisam saber sobre esse livro é que ele não possui nenhuma reviravolta ou acontecimento marcante, mas isso não faz com que ele seja ruim, obviamente. Através de uma narrativa sensível e poética, Alfredo Nugent Setubal nos apresenta Líbero Perim, uma criatura que teve a vida trilhada pela passagem do Circo Bosendorf em sua cidade natal, Pausado.
Líbero, que trabalhava no pequeno jornal da cidade, fundado e editado por seu pai, Massimo Perim, estava tão animado que não pensou duas vezes quando foi mandado até o local onde as tendas estavam armadas para garantir uma matéria perfeita para a Gazeta de Pausado. Porém, o que o menino nem imaginava é que além de toda magia e fantasia que o circo naturalmente traz, ele também vivenciaria uma coisa inacreditável na noite do espetáculo: um
homem lhe ofereceria o livro da sua vida, um livro onde todo o passado, presente e futuro estaria ali, num simples passar de páginas.
Pelo enredo, esperava de verdade uma história muito mais fantasiosa, mas fui surpreendida quando me deparei com a jornada de uma pessoa que poderia, na realidade, ser qualquer um de nós. Eu não sei o que eu faria se alguém me oferecesse um livro que contasse a minha história, que mostrasse o que tem por vir, mas confesso que admiro a atitude que Líbero tomou, mesmo que ela tenha arrancado um pedaço dele.
Uma coisa que eu achei bastante interessante foi o fato do livro não ser narrado pelo protagonista. Isso significa que sabemos como ele é e o que ele se tornou através dos olhos de outros personagens. A primeira parte nos é mostrada por Baltazar, o homem que tomava conta do livro de Líbero. A segunda parte, após os acontecimentos no Circo, é sob a perspectiva de Rubio, um rapaz de passado misterioso que trabalhava com Massimo — e era como um segundo filho para ele — e Líbero na Gazeta de Pausado. Gostei muito desse panorama, mas confesso que gostaria de saber o que Líbero pensava, o que ele estava sentindo de verdade.
Percebi que o Circo, invés de representar uma entidade mágica e fantástica, esteve presente durante toda a narrativa porque representa o próprio protagonista, que passou a se metamorfosear após aquela fatídica noite em que o livro foi oferecido à ele. Líbero teve todo o seu futuro transformado por uma noite, não por causa do que estava escrito no livro, mas por causa de uma decisão que tomou. No fim das contas, O Livro de Líbero é uma grande metáfora sobre sermos responsáveis por traçar nosso próprio destino.
Achei a escrita de Alfredo Nugent Setubal muito diferente de tudo o que eu já li. Sabe quando uma pessoa mais velha, bem vivida, senta e resolve contar uma história para gente, querendo trazer reflexões a partir dos fatos narrados? Pois bem, é exatamente isso — tanto que, juro para vocês, me assustei muito ao descobrir que o autor é só um pouquinho mais velho que eu. Fiquei bastante pensativa com o passar dos capítulos, principalmente porque fala muito sobre pensarmos muito no futuro e, ao mesmo tempo, sermos muito apegados ao passado.
Eu amei muito essa história, mas apesar de tudo, não acho que O Livro de Líbero seja do tipo que agrade todo e qualquer leitor, infelizmente. Como eu já disse antes, quem gosta de livros cheios de ação e reviravoltas não encontrará aqui um porto. Ainda assim, acho que a narrativa tem um certo quê de mistério que acaba prendendo o leitor, seja para sabermos o que aconteceu com Líbero, aquela curiosidade insistente sobre o passado de Rubio... Mas enfim, acredito que o ponto alto da trama criada por Setubal está realmente nas reflexões sobre essa grande tenda de espetáculos que é a vida humana.
Título Original: O Livro de Líbero ✦ Autor: Alfredo Nugent Setubal
Páginas: 256 ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora
Ajude o blog comprando o livro através do nosso link!
Ajude o blog comprando o livro através do nosso link!